E se alguém descobrisse a senha do seu email? Quão exposto você estaria? E suas fontes?

As consequências de um caso como esse podem ser nefastas. Ainda mais se considerarmos que muitos usam a mesma senha para diversos serviços (o que, por si só, já não é nada recomendável).

A boa notícia é que existe uma forma simples para elevar o nível de segurança de serviços protegidos por senha, e você provavelmente já usa algo parecido: a autenticação (ou verificação) em duas etapas, também chamada de 2FA.

Autenticação e verificação em duas etapas são dois nomes para a mesma medida

A 2FA é uma camada extra de segurança, após o uso da senha. Sabe quando você vai acessar a conta do banco e tem que pegar um número de token no celular depois de digitar a senha? É isso.

Essa mesma técnica é usada (gratuitamente) em muitos serviços diferentes para aumentar a segurança, entre eles emails, redes sociais e sistemas de armazenamento em nuvem.

Com o uso de 2FA, mesmo se alguém descobrir sua senha, a conta não estará exposta. Isso porque o possível invasor não terá acesso direto ao sistema. Precisaria passar por essa segunda barreira também.

Na prática, a forma de autenticação varia. Tem serviços que mandam um SMS com um código a mais, que precisa ser inserido como se fosse uma senha. Outros (muito mais seguros, a propósito), podem ser agregados num aplicativo gratuito que reúne todos esses tokens de acesso, que se renovam a cada poucos segundos. Exemplos são o Authy e o Google Authenticator (disponível para Android e iOS, demonstrado na imagem abaixo). Há ainda alguns que simplesmente mandam uma notificação no seu celular pedindo aprovação.

E se eu perder o celular, ou estiver sem sinal? A maioria dos serviços oferece também alternativas para esses casos, cada um da sua forma. O Facebook, por exemplo, traz a opção de se logar a partir de uma lista de códigos pré-definidos que podem ser imprimidos (pensando no caso de você viajar sem telefone).

O uso de 2FA não deixará sua conta invulnerável e outras medidas de segurança são sempre bem-vindas. Há formas de se invadir uma conta mesmo com o uso de autenticação em dois fatores, uma dessas maneiras está descrita neste podcast da Gimlet Media (em inglês)

Como ativar

Para ativar a 2FA, normalmente basta ativar a função dentro do serviço (Gmail, por exemplo) e depois escanear um código QR dentro de um app como o Google Authenticator.

A questão é que as etapas variam um pouco de serviço para serviço. Convenientemente, o site Turn On 2FA reuniu uma série de tutoriais explicando como ativar a função em vários lugares diferentes.

Basta usar a caixa de busca no site e seguir os passos indicados.

Vai dar um pouco mais de trabalho acessar aquele site que você usa todos os dias? Vai, mas garanto que vale a pena ;)

> Raphael Hernandes escreveu esse post e gasta alguns segundos a mais toda vez que vai fazer login em algo, porque usa 2FA

Next Post Previous Post