Toda vez que um arquivo é compartilhado na internet por serviços como emails, Dropbox ou mensageiros instantâneos, metadados ficam espalhados e podem ser usados para ligar o jornalista às pessoas com quem ele interagiu --e, com isso, descobrir suas fontes.

Falamos sobre o OnionShare, uma solução simples para trocas seguras de arquivos. Como o OnionShare não tem um serviço de chat, você precisa usar o Ricochet paralelamente. No entanto, às vezes é necessário ter os dois serviços num lugar só.

GlobaLeaks é uma plataforma segura que simplifica o processo. Ele é rodado em um serviço Tor, que conecta o jornalista à suas fontes. Os arquivos e mensagens só ficam disponíveis para você. Além disso, tudo é criptografado com PGP, então ninguém além de você consegue abrir o conteúdo.

O GlobaLeaks, junto com outra plataforma popular, chamada de SecureDrop, é usado por várias empresas de mídia no mundo todo.

O guia a seguir mostra como uma fonte pode enviar arquivos e mensagens por meio desse serviço e como o jornalista pode ter acesso ao conteúdo.

Precisa de ajuda com o GlobaLeaks? Entre em contato conosco

Visiting the .onion URL as a source
Adding files and messages
Adding files and messages

Uma vez que os arquivos e mensagens são enviados, o jornalista recebe email (opcional) criptografado com PGP com as informações.

Email notification
Submissions
Submission
Writing a message

A fonte pode entrar no sistema novamente a qualquer momento para adicionar mais arquivos e para ler ou escrever mensagens.

Logging in
Replying to a message
Email notification