Um método de monitorar suas atividades online, bem como seu computador, é a instalação de backdoors no sistema.

Backdoors são softwares que, tipicamente, funcionam de maneira escondida e são capazes de atividades como:

Uma vez que o computador é comprometido com uma backdoor, a atividade não é mais secreta. Não importa se você está criptografando seus emails com PGP se o seu adversário pode simplesmente tirar uma foto da sua tela enquanto a mensagem está aberta.

Depende do adversário, mas eles podem usar alguns dos métodos a seguir:

Além disso, autoridades têm o poder de comprometer seu computador, com atividades como se aproveitar de vulnerabilidades do seu navegador por meio do seu provedor de internet;

A má notícia é que ataques patrocinados pelo Estado provavelmente terão sucesso. Organizações com bastante dinheiro têm capacidade e talento para explorar falhas que vão comprometer seu computador mesmo com todas as precauções. Uma boa ideia seria compartimentalizar o trabalho de modo a limitar o impacto.

No entanto, você deve mesmo asism instalar software anti-malwares no seu computador. Eles têm a capacidade de bloquear alguns programas maliciosos que podem comprometer o seu PC.

Tenha em mente que esses programas só podem te proteger antes do software malicioso ser instalado. Se você suspeita que o seu computador foi comprometido, o melhor é apagar tudo e reinstalar de forma segura

Os anti-malwares (ou anti-vírus) modernos têm funcionalidades avançadas para proteger o seu computador. Entre elas:

Baseado nos relatórios (1, 2) de duas empresas que fazem testes de serviços anti-malware, recomendamos o Kaspersky Internet Security.

O produto não é grátis, no entanto não temos nenhum tipo de relação com a empresa

Uma vez que o Kaspersky for instalado, a janela principal deverá abrir. Tudo certo, mas precisaremos ajustar o programa.

Uma whitelist é uma forma eficiente de segurança, que bloqueia programas maliciosos se nunca os viu antes. Se uma backdoor for construída especialmente para você, ela cairá nessa categoria

Seu computador já está razoavelmente protegido de softwares maliciosos. Deixe o Kaspersky funcionando o tempo todo, em segundo plano. Depois dos 30 dias, uma licença precisará ser comprada.

Kaspersky pode entender que o Ricochet é malicioso. Esse problema já é conhecido e você pode ignorar o aviso como sendo um falso positivo. Clique no ícone com a letra "K" próximo ao relógio do Windows (canto inferior direito) e selecione "Pausar proteção" (pause protection) quando for instalar o Ricochet.

A outra grande ameaça ao seu computador são exploits do navegador (exploração de falhas de segurança). Se o browser ou algum de seus plugins (como o Flash) está desatualizado ou vulnerável, o adversário pode se aproveitar disso para instalar uma backdoor na sua máquina.

Kits anti-exploit são ferramentas especiais para a proteção contra esse tipo de atauqe. É uma ótima companhia para o seu anti-vírus e traz uma camada extra de defesa.

Baseado em um teste independente, recomendamos um produto chamado HitmanPro.Alert.

O produto não é grátis, no entanto não temos relação alguma com a empresa

O software deverá ficar o tempo todo rodando em segundo plano.

Lembre-se que esses programas não são completamente confiáveis e não protegerão contra um adversário com recursos e muita determinação. Veja nossos guias para encontrar outras boas práticas de segurança