Com o Marco Civil da Internet, provedores de internet precisam reter metadados durante um ano. Além disso, tudo o que você digita na busca do Google é guardado com o seu endereço de IP e outras informações relevantes --mesmo se você não tem uma conta no Google. Portanto, a sua atividade de navegação na internet pode ser reconstruída e ligada à você ao se conectar os diferentes bancos de dados com essas informações.

Para evitar esse problema, você deveria passar a usar um mecanismo de buscas que não retenha registros de suas pesquisas.

Tenha em mente que esses mecanismos só trazem um nível básico de privacidade. Para uma anonimidade completa na Internet, você deveria procurar outras ferramentas, como o navegador Tor.

Há dois mecanismos de buscas que não coletam informações sobre as pesquisas feitas em seus serviços: StartPage e DuckDuckGo

StartPage é um mecanismo de buscas que tem resultados semelhantes aos do Google. Ele, de fato, usa os resultado sdo Google, mas não guarda metadados a respeito de você. É como se ele fizesse a busca por você no Google --para o sistema, parece que quem está fazendo a pesquisa é o StartPage. A menos que você esteja procurando por algo muito pessoal, fica difícil (mas não impossível) revelar a sua identidade.

Veja a política de privacidade do StartPage para mais detalhes.

DuckDuckGo, por outro lado, não encaminha suas buscas para lugar nenhum. Eles têm seu próprio índice da internet, então os resultados podem ser diferentes do que aparecem em Google ou Bing.

A política de privacidade deles também é bem clara e simples. Não são feitos registros das buscas.