O próximo passo é fazer o upload de sua chave pública PGP na internet em um local a que todos tenham acesso, de modo que possam enviar mensagens criptografadas para você. Ela deverá ter também uma URL para download, assim poderá ser encontrada e verificada facilmente.

Ao fim deste guia você terá sua chave PGP pública disponível na internet. Além disso, seu perfil no Twitter e assinatura também terão a URL para a chave.

O PGP funciona com duas chaves. Uma pública e outra privada. Como se fosse um baú com duas chaves, uma delas para trancar as coisas lá dentro e outra para destrancar. Se alguém quer enviar algo para você, terá que usar a primeira, e deverá ter uma cópia dela para isso. Como o que tem dentro do baú só interessa a você, a chave que abre a tranca é privada.

Este tutorial é a terceira parte de uma série com quatro guias o uso do PGP para criptografar emails. Veja informações sobre a série completa na tabela:

Etapa Nome Descrição
1 Como gerar chaves PGP A primeira parte da série mostra a instalação e o processo de gerar uma chave PGP no Windows
2 Como configurar o Thunderbird e PGP A segunda parte guia você na instalação e configuração do Mozilla Thunderbird como gerenciador de emails para enviar e receber mensagens encriptadas
3 Como publicar sua chave pública PGP na Internet A terceira parte da série mostra como você pode divulgar a parte pública da sua chave na internet, inclusive na sua conta no Twitter
4 Como enviar email criptografados usando PGP Na última parte da série, ajudaremos você a enviar e a receber seu primeiro email encriptado

O primeiro passo é exportar a fingerprint da sua chave PGP. Ela permite que qualquer um verifique que a chave divulgada é autêntica.

Kleopatra Main Window

Kleopatra Getting Info

Copy Fingerprint to Pasteboard

Fingerprint in Notepad

Fingerprint in Notepad

Embora já tenhamos exportado a chave pública em outro guia, podemos agora ver esse processo com mais detalhes. Sinta-se livre para pular direto para a próxima parte do guia se você já exportou a chave.

Public Key in Notepad

Public Key in Notepad

Os passos a seguir mostram como você pode enviar sua chave pública PGP para um servidor. Suas fontes poderão baixar a chave desses locais.

Public Key in Notepad

SKS Website

SKS Paste Public Key

SKS Upload Successful

Espere alguns minutos e siga os próximos passos. Vamos retirar a URL que as suas fontes podem usar para ter acesso a sua chave pública.

SKS Search for PGP Public Key by Email

SKS Search Results

SKS Retrieve Public Key

Acesse seu perfil no Twitter para publicar a URL e a fingerprint PGP na sua descrição.

Twitter Add URL to Bio

Twitter Add Fingerprint to Bio

Twitter URL and Fingerprint in Bio

Twitter URL and Fingerprint in Bio

Edite sua assinatura do email para ter tanto a URL para download da chave e a assinatura PGP.

Thunderbird Email Signature

Sinta-se livre para compartilhar essas duas informações em qualquer outro lugar para que outras pessoas possam entrar em contato com você de maneira segura.

No próximo guia, veja como enviar emails criptografados com PGP.