Criptografia de HD protege de duas coisas. Primeiro, ninguém pode adulterar seu computador (como instalar backdoors). Segundo, seus arquivos permanecem seguros para o caso de a máquina ser roubada.

Continue a leitura para configurar o BitLocker e fazer uma criptografia completa do seu disco no Windows 10.

BitLocker é o software de criptografia de disco rígido que vem embutido no Windows. Infelizmente, nem todas as versões do sistema operacional têm essa ferramenta. Primeiro, verifique se você tem o Windows Pro ou Enterprise no seu computador.

Se você tem uma versão que não a Pro ou Enterprise, você precisará comprar um upgrade da Microsoft. A boa notícia é que você não precisará reinstalar tudo, já que a melhora é feita automaticamente em segundo plano quando você faz a compra. Siga essas instruções para fazer a melhoria no sistema.

Se você receber uma mensagem de erro como a que está abaixo, siga as instruções na seção Usar o BitLocker sem um chip TPM. Do contrário, vá para a seção Usar o BitLocker com um chip TPM.

Esse erro significa que seu computador não tem um negócio chamado chip TPM. Esse chip normalmente é usado para armazenar a chave para descriptografar os conteúdos de maneira segura. Caso o seu computador não tenha ele, você ainda poderá usar o BitLocker e fazer o desbloqueio usando uma senha.

Cuidado! Se você esquecer a senha e perder a chave de recuperação, os conteúdos do seu HD serão perdidos para sempre

Se você preferir anotar ou imprimir a senha, nunca guarde junto do seu computador

Você precisará digitar essa senha toda vez que o computador for reiniciado

O seu disco rígido principal já está criptografado. Não se esqueça que seus dispositivos USB também devem ser criptografados. Leia mais sobre isso nos nossos guias.

Se o seu computador tem um chip TPM, a configuração deverá ser bem simples. Infelizmente, não tenho acesso a um computador com esse recurso para montar o tutorial. Até lá, use as instruções neste site.

Ajude-nos a expandir este guia. Entre em contato consoco!

Para completar o processo, você deve habilitar o bloqueio de tela automático para o caso de você ficar longe do seu computador por alguns minutos. Assim, seria necessário colocar a senha novamente (não a do BitLocker) para continuar o trabalho.