Ao trabalhar em reportagens, você pode precisar colaborar com seus colegas. Se você já usou o Slack, sabe o quão conveniente ele é. Mas e quanto à segurança?

Aplicativos como Slack e Rocket não têm criptografia de ponta a ponta. Isso significa que um terceiro pode ter acesso ao conteúdo das conversas.

O Semaphor, da SpiderOak, é uma ferramenta de colaboração que usa criptografia de ponta a ponta e protocolos de conhecimento-zero. Você pode usar a plataforma para compartilhar arquivos com váriais pessoas de forma privada.

Protocolos de conhecimento-zero não analisam os conteúdos da informação compartilhada

Seguindo esse guia, você poderá instalar o Semaphor no seu computador. Você também aprenderá a criar um novo canal para convidar outras pessoas a conversar com você.

Lembre-se: o Semaphor deixa metadados para trás. Veja nossos guias para encontrar outras formas de comunicação

A chave de recuperação do Semaphor é a única opção para conseguir acesso ao seu grupo caso o programa seja desinstalado ou o computador tenha algum problema.

Guarde a chave em um pedaço de papel ou numa carteira de senhas

O Semaphor tem dois conceitos: grupos e canais. Você pode ser membro de vários times e cada um deles ter vários canais. Nesta seção, veremos como criar um time.

O próximo passo será criar canais no seu time

Para que as conversas aconteçam, voc~e precisará convidar outras pessoas para o seu Grupo (team) e Canal (channel)

Pronto. A pessoa foi adicionada, mas ela ainda não está num canal. Você precisará fazer o convite para um canal primeiro.

Lembra do convite que você mandou? Uma lista longa de caracteres. Você precisará dele para entrar em grupos.

Você pode criar canais ou esperar ser adicionado a um já existente.

O Semaphor também tem aplicativos para smartphones. Depois de instalado, apenas siga as instruções para ligar o aplicativo ao programa em seu computador.

Plataformas de colaboração que também têm criptografia de ponta a ponta: